← Back to portfolio

A moda influenciando o dia a dia

Published on

Acompanhando as tendências ditadas ou seguindo a própria tendência

A moda é uma tendência de consumo e comportamento que varia de acordo com os hábitos, com a cultura, com o clima e com a economia de determinando local, ela está presente em tudo a nossa volta, das roupas aos lugares que frequentamos.

As diferentes tendências vêm influenciando toda a sociedade ao longo dos anos, desde antes da década de 1900 quando as roupas de alta qualidade eram feitas apenas por costureiras, até os dias de hoje, era da moda fast fashion – moda rápida – feita em um padrão de produção e consumo em que os produtos são fabricados, consumidos e descartados rapidamente.

Créditos: reprodução do Portal IG

De fácil mutação, a moda não influencia apenas as pessoas, mas também a economia de todo mundo, pois a busca infinita por andar sempre na moda faz com que a sociedade consuma cada vez mais e mais, o que torna tão popular a moda fast fashion. Mesmo com a rápida mutação da moda, há quem busque ser um pouco mais consciente em relação à questão do consumo rápido.

“Sigo as tendências principalmente a partir dos perfis de moda nas redes sociais, e procuro o que está sendo usado de acordo ao meu estilo pessoal. Porém não é sempre que a moda se adéqua ao bolso do consumidor, eu, por exemplo, procuro ir comprando poucas peças por vez, e doando as que já não agradam no meu guarda-roupa.” Tylcéia Tyza, 18 anos, estudante de jornalismo.

Além de influenciar na economia, a moda influência também na forma como as pessoas se relacionam, já que muitas vezes o estilo escolhido para vestir, é usado para emitir julgamentos, antes mesmo de conhecer a outra pessoa, simplesmente avaliando pelo que ela aparenta ser.

Ponto de vista profissional

Segundo a designer de moda Liz Brunetto, 23, uma excelente maneira de economizar na hora das compras é pesquisar preços e o custo benefício dos itens que entraram no seu guarda roupa, pois nem sempre a peça mais barata é garantia de bom negócio, sendo assim, preze pela qualidade acima de tudo.

Aproveitar promoções é fantástico! Afinal, quem não gosta de ganhar aquele desconto na peça desejada? Entretanto, tenha cautela na hora da escolha, costumamos ficar eufóricos com as vitrines adesivadas com 50% OFF, e corremos o risco de não avaliarmos bem a compra. Não será um bom negócio se você comprar algo desconfortável, que não te vista bem, ou que não combina com o seu estilo, se não terá utilidade pra você é o mesmo que ter jogado seu dinheiro fora! Por falar nisso, evite essas peças paradas no seu guarda roupa, faça o “limpa” em tudo o que não tem mais serventia. Com isso, você libera espaço e tem uma visão melhor do que possui, conseguindo fazer combinações com aquelas peças que você nem lembrava mais que tinha, sem falar que pode trocar essas peças com amigas, ou até mesmo vendê-las e fazer uma graninha extra.

Outra maneira de reaproveitar essas peças é customizando, solte a criatividade, gastando pouco você consegue uma peça exclusiva e que imprima o seu estilo. As costureiras também são suas aliadas, por vezes descartamos ótimas peças e um simples ajuste aqui ou ali, faria com que elas ficassem perfeitas.

Os brechós são uma mina de ouro, estão cada vez mais se popularizando, você encontra peças de excelente qualidade por preços inacreditáveis, e assim como customizar te faz ter peças únicas, os brechós também te proporcionam o mesmo, visto que a moda é cíclica, as tendências vão e vem e você não precisa se preocupar acreditando que lá só se encontra “velharia”, pelo contrário, sabendo garimpar, se encontram peças únicas e com personalidade, o importante mesmo é que tenham a ver com o seu estilo.